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Criada por Requião, Patrulha Escolar Comunitária completa cinco anos


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Um dos idealizadores do projeto, coronel Anselmo de Oliveira, lembrou que antes da Patrulha não havia um atendimento especializado. “Foi uma evolução do que existia. Treinamos os policiais para serem consultores de segurança das escolas. Eles passaram a ser conselheiros dos diretores, pais e professores”, contou.

“Houve uma integração da PM com a comunidade escolar”, completou. O coronel explicou que o trabalho da Patrulha Escolar ocorre em quatro etapas. A primeira é uma dinâmica de grupo para descobrir quais são os problemas da escola e definir as primeiras soluções. “Os problemas mais comuns eram relacionados a drogas, brigas e furtos”, destacou.

Depois, a PM analisa a parte física. Avalia, por exemplo, como melhorar a segurança do local. A parte da mobilidade dos alunos e funcionários também é verificada. O próximo passo é implantar o que foi decidido entre os policiais, os professores e os pais.

“Por último fazemos um plano de segurança e assim transformamos o ambiente escolar. Para cada escola, há uma solução diferenciada. É uma ação profundamente preventiva”, afirmou o coronel Anselmo de Oliveira (foto).


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