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Conselheira da Finlândia diz porque o país tem um dos melhores sistemas de educação

Conselheira da Finlândia diz porque o país tem um dos melhores sistemas de educação A celebração de um amplo acordo político nacional em favor da educação e a permanente valorização do papel do professor estão entre os principais motivos que levaram a Finlândia a obter um dos melhores sistemas de educação do mundo, disse nesta quarta-feira (28) a conselheira em Comércio e Educação Titta Maja, do Ministério das Relações Exteriores daquele país. Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte por requerimento do senador Roberto Requião, presidente do colegiado, Titta Maja ressaltou a importância do entendimento político em benefício da educação. Esse pacto, informou, foi firmado na segunda metade do século 20 e é obedecido por todos os partidos que se sucedem no governo. – Na Finlândia temos partidos de esquerda, de centro e de direita. Depois da Segunda Guerra Mundial, todos decidiram que, por ser um país pequeno, a Finlândia tinha de investir no futuro de cada criança – ressaltou Titta Maja no início da audiência. Segundo informou a conselheira, lá o ensino básico é gratuito e obrigatório desde 1921. E especialmente nas últimas quatro décadas, relatou, um país até então relativamente pobre tornou-se um dos “líderes em competitividade e níveis de bem-estar social”. A construção de uma sociedade baseada no conhecimento, a seu ver, pode ser considerada um fator preponderante para o crescimento finlandês. Prestígio social Segundo Titta Maja, o professor é um profissional com “alto prestígio social” na Finlândia, que leva uma vida confortável, embora não luxuosa, com seu salário. Apenas 10% dos candidatos aos cursos de formação de professores são aceitos pelas universidades daquele país. E os professores dispõem, como informou, de grande independência em seu trabalho. A Finlândia obteve o terceiro lugar nos últimos exames do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). E investe em educação o equivalente a 6% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o Brasil aplica 5,3% do PIB. O novo Plano Nacional de Educação, em discussão na Câmara dos Deputados, deverá elevar o investimento brasileiro para aproximadamente 7% nos próximos anos. – Não é realmente dinheiro o segredo da Finlândia. O segredo é o papel-chave do professor, que sempre busca se aperfeiçoar – disse Titta Maja. Investimento Durante o debate, a senadora Ana Amélia (PP-RS) ponderou que existe uma diferença entre investir 6% do PIB em um país de 5,3 milhões de habitantes e investir 5,3% do PIB em um país de 190 milhões de habitantes, onde o número de crianças fora da escola seria equivalente a toda a população da Finlândia. Por sua vez, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) observou que investir de imediato 7% do PIB na educação, como se discute atualmente no Brasil, seria “jogar dinheiro fora”, uma vez que antes será necessário definir como esse dinheiro será investido. Ele elogiou ainda o fato de a convidada para a audiência ser conselheira em comércio e educação. Isso demonstra, a seu ver, a estreita ligação já percebida pela Finlândia entre a educação e a economia de um país. – Na Finlândia, a empresa Nokia, que exportava papel, agora exporta celulares, graças à educação. No Brasil, ainda permanece a ideia de que a competitividade vem de reduzir custos de velhos produtos e não de inventar novos produtos – disse Cristovam. O senador Roberto Requião, presidente da CE, informou que a íntegra da audiência pública vai ser distribuída, em vídeo para secretarias estaduais e municipais de educação e a quem mais demonstrar interesse pela experiência finlandesa na educação. YOUTUBE VÍDEO ÁUDIO Com Marcos Magalhães e Agência Senado

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