Buscar
  • Requião

BIBLIOTECAS CIDADÃS E BIBLIOTECA MÁRIO LOBO SÃO MARCOS NA CULTURA DO PARANÁ


bmariolobo

Quando projetou a Biblioteca Cidadã, o objetivo de Requião era que os 399 municípios do Paraná tivessem um espaço público para leitura e estudo. São prédios de 184 metros quadrados, sobre um terreno que é oferecido pela prefeitura de cada cidade atendida, com acervo de dois mil livros e acesso gratuito a computadores e à internet.

O projeto oferece às regiões mais carentes um equipamento cultural que promove a democratização do conhecimento por meio de um acervo de livros e pela inclusão digital. De 2004 até 2010 foram investidos R$ 100 milhões do projeto. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno.

Paranaguá – Outro espaço cultural construído e inaugurado na gestão de Requião (2003-2010) foi a Biblioteca Mário Marcondes Lobo, em Paranaguá. O prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia da cidade foi reformado e hoje abriga a segunda maior biblioteca do Paraná, inaugurada em dezembro de 2010.

O projeto adequou o prédio histórico – construído no século XIX – para abrigar um importante espaço dinâmico destinado à convivência com a leitura, à troca de experiências e à integração da comunidade. O Governo do Estado aplicou R$ 1,5 milhão no restauro e reforma do prédio.

0 visualização