Buscar
  • Requião

Beto Richa deixa crianças pobres sem receber o “Leite das Crianças”


gov

Isto porque, segundo denúncia da imprensa na última sexta-feira (13), o governador Beto Richa não pagou os fornecedores de leite da Associação de Produtores de Leite do Alto Ribeira. “Segundo a cooperativa, o governo deveria ter pago aos produtores R$ 234 mil referente à distribuição do mês de julho, o que não teria ocorrido até a tarde desta sexta”, informou o jornal Gazeta do Povo.

Felipe Camargo Ribas, médico veterinário e responsável técnico pela Associação de Produtores de Leite do Alto Ribeira, disse à reportagem que essa não é a primeira vez que o governo falha no pagamento. Atualmente o “Leite das Crianças” é um programa intersetorial, que envolve cinco secretarias estaduais: Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Agricultura e do Abastecimento, Educação, Família e Desenvolvimento Social e Saúde.

Desnutrição – Lançado em maio de 2003 e presente em todos os municípios, o programa atende diariamente crianças pobres com até três anos de idade, mães nutrizes que participam de campanhas de aleitamento, gestantes e crianças de 3 a 6 anos que não frequentam creche. O leite distribuído é pasteurizado, integral ou padronizado com teor mínimo de 3% de gordura enriquecido com vitaminas A, D e Ferro.

O programa combate a desnutrição infantil e também estimula a organização e a qualificação do segmento agroindustrial leiteiro, levando em consideração as bacias leiteiras locais e regionais. O programa colaborou para que o Paraná obtivesse a maior queda da mortalidade infantil do Brasil. De 2003 a 2013 o índice de mortalidade baixou de 16,7 para cada 100 mil nascidos, para 11,6.

A desnutrição infantil no Paraná também teve queda significativa. O risco nutricional para crianças com peso baixo caiu de 10,4% em 2003 para 6,5% em 2010. A mais recente avaliação nutricional revela que 91,86% das crianças atendidas pelo programa apresentam peso adequado; 6,16% estão com peso elevado e apenas 1,47% estão abaixo do peso. Por dia, cerca de 160 mil litros de leite são distribuídos.

0 visualização